

Eleições 2026: Lúdio Cabral apoia Zé do Pátio para governador e busca unir a esquerda em Mato Grosso
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) está intensificando articulações políticas em Mato Grosso com o intuito de unir a esquerda para as eleições de 2026. Em sua proposta, ele defende o lançamento de Zé do Pátio, ex-prefeito de Rondonópolis pelo PSB, como candidato ao governo do estado.
Cabral enfatiza a relevância de estabelecer alianças e estratégias políticas desde já. “Acreditamos que o campo democrático e popular precisa começar a debater um projeto para Mato Grosso e um desenho de chapa para a disputa de 2026. Pátio é uma liderança significativa e possui todas as condições para nos representar na corrida pelo governo”, afirmou após uma reunião com Zé do Pátio e o estrategista político Antero Paes de Barros (PSD).
A experiência das eleições de 2022, marcada por dificuldades enfrentadas pela esquerda devido à definição tardia de candidaturas, serve como um alerta para Cabral. Ele ressalta a urgência em finalizar as discussões sobre políticas e candidatos. “A intenção é discutir diretrizes para Mato Grosso, fazer uma leitura crítica da realidade e apresentar propostas para os próximos quatro anos. Além disso, precisamos definir nomes para compor a chapa majoritária e iniciar o desenho das chapas proporcionais. É fundamental que nos antecipemos nesse processo, especialmente considerando que em 2026 também teremos o desafio da reeleição do presidente Lula”, destacou.
A estratégia de Cabral representa um movimento distinto dentro dos partidos PT e PSB. Embora seja uma figura influente no PT, ele não integra o grupo dirigente em Mato Grosso, tendo superado desafios internos para ser candidato à Prefeitura de Cuiabá.
No PSB, enquanto Zé do Pátio defende a união progressista, a liderança do partido está com Max Russi, que em breve assumirá a presidência da Assembleia Legislativa. Russi mantém uma aliança histórica com o governador Mauro Mendes (União) e tem buscado estreitar relações com o PL nas câmaras municipais do estado.
Nosso grupo whatsapp:
Publicar comentário