×

Ipem apreende pneus irregulares durante a Operação Férias Seguras em Mato Grosso

Ipem apreende pneus irregulares durante a Operação Férias Seguras em Mato Grosso

WhatsApp-Image-2025-07-11-at-18.05.51-1024x768 Ipem apreende pneus irregulares durante a Operação Férias Seguras em Mato Grosso

Ação fiscalizou mais de mil produtos e serviços entre os dias 7 e 11 de julho

O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), realizou entre os dias 07 e 11 de julho a Operação Especial Férias Seguras, com o objetivo de verificar a conformidade de produtos e serviços com grande circulação durante o período de férias escolares.

Durante a ação preventiva, que integra o calendário nacional do Inmetro, 25 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados. Ao todo, mais de mil itens foram inspecionados, incluindo pneus novos para motocicletas, capacetes, cadeirinhas infantis, colchões de espuma, colchonetes e colchões de mola.

Além do comércio, oito empresas prestadoras de serviços também foram vistoriadas, entre elas oficinas que trabalham com instalação de GNV (gás natural veicular), requalificação de cilindros e reforma de pneus.

Como resultado da operação, 29 pneus reformados para motocicletas e motonetas foram apreendidos, prática proibida pela Resolução nº 158/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A norma proíbe o uso de pneus reformados, remoldados ou recapados em ciclomotores, motocicletas e triciclos, por representar riscos à segurança dos condutores.

Segundo Bento Bezerra, diretor de Avaliação da Conformidade do Ipem, o uso desse tipo de pneu compromete a estabilidade das motocicletas.
“Levando em consideração que as motocicletas não têm a mesma estabilidade que um veículo de quatro rodas, qualquer deslize pode provocar um acidente”, afirmou.

Nas empresas de serviços, os fiscais verificaram se havia operador responsável no local, se os equipamentos estavam calibrados e conservados, além da presença do selo de Avaliação da Conformidade do Inmetro nos componentes utilizados.

Bento destacou que a fiscalização visa garantir a segurança de quem vai pegar a estrada durante as férias:
“É necessário ter a certeza de que os componentes usados nos veículos têm a qualidade e a confiança exigida para não oferecer riscos para os condutores e usuários das vias públicas.”

📲 Acompanhe esta e outras notícias no site:
🌐 www.destaquecuiaba.com.br

Siga, curta e compartilhe nas nossas redes sociais:
📸 Instagram
🎥 YouTube
🎵 TikTok
📱 Kwai
📘 Facebook

👉 Clique para entrar no nosso Grupo de WhatsApp.

Share this content:

Publicar comentário