

Prefeita de Várzea Grande Decreta Calamidade Pública para Combater Crise no Abastecimento de Água

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), decretou nesta quarta-feira (12) estado de calamidade pública no município devido ao colapso no abastecimento de água potável. A medida, válida por 180 dias e passível de prorrogação, tem como objetivo permitir ações emergenciais para restabelecer o fornecimento de água.
A decisão foi motivada pelo sucateamento da estrutura do Departamento de Água e Esgoto (DAE) e por atos de sabotagem e vandalismo nas unidades do sistema. Entre as ações emergenciais adotadas estão o reforço da segurança nas unidades do DAE, limpeza e manutenção das áreas de captação e estações de tratamento, e reparos emergenciais em bombas e redes.



A prefeitura também criou um Comitê de Crise, reunindo as 21 secretarias municipais para coordenar os esforços no enfrentamento do problema. Além disso, o decreto autoriza a dispensa de licitação para aquisições de bens e contratação de obras e serviços essenciais à recuperação do sistema de abastecimento.
A crise hídrica em Várzea Grande tem impactado milhares de moradores, que enfrentam dificuldades diárias devido à irregularidade no fornecimento de água. A gestão municipal reafirma o compromisso de solucionar o problema o mais rápido possível e pede a colaboração da população para o uso consciente da água enquanto as medidas emergenciais são implementadas.
Publicar comentário