×

Denúncia de maus-tratos no Coxipó é desmentida após vistoria da Bem-Estar Animal

Denúncia de maus-tratos no Coxipó é desmentida após vistoria da Bem-Estar Animal

Uma denúncia de maus-tratos contra animais, feita nesta sexta-feira (04) e amplamente divulgada nas redes sociais, foi desmentida pela Diretoria de Bem-Estar Animal (BEA) da Prefeitura de Cuiabá. A equipe, acompanhada por agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP) e da Secretaria de Segurança Pública, esteve no local indicado — a praça da região do Coxipó da Ponte — e constatou que os animais estavam saudáveis e bem cuidados.

A denúncia mencionava um casal em situação de rua que estaria com uma cadela e nove filhotes. Porém, ao averiguar o caso, a equipe liderada pela diretora Morgana Thereza Ens encontrou um cenário oposto ao relatado: os animais estavam limpos, bem alimentados e sob cuidados constantes.

“Fomos checar se havia a possibilidade de maus-tratos e, para nossa surpresa, encontramos um casal com a fêmea e seus nove filhotes, todos bem cuidados, com apoio de doações de ração e até vacinas”, explicou Morgana. “É função da Prefeitura constatar os fatos e oferecer suporte digno. Também é importante desmistificar a denúncia e deixar claro que esses tutores, mesmo em situação de rua, estão oferecendo o melhor que podem”, completou.

Cuidados e orientações

A médica veterinária Ana Selmy dos Santos Silva, da equipe da BEA, acompanhou a ação e avaliou que a saúde dos filhotes está em boas condições. “Nossa orientação foi com relação à vermifugação e também indicamos a importância da castração tanto da fêmea quanto do macho, para evitar novas ninhadas”, destacou.

Segundo Elson Nunes Araújo, um dos tutores, seis dos nove filhotes já têm adotantes, mas ainda não podem ser entregues por estarem em fase de amamentação. Ele e Tatiane Gláucia da Silva circulam com frequência pela região do Coxipó, incluindo áreas próximas à ponte de ferro inativa. Eles afirmam cuidar dos animais com ração obtida por meio de doações e atendimento veterinário voluntário. A cadela, segundo Elson, tem cerca de 10 anos e esta é sua terceira cria.

Denúncias devem ser feitas por canais oficiais

A Bem-Estar Animal reforça que denúncias devem ser feitas por meio dos canais oficiais, para evitar desinformação e garantir o correto encaminhamento dos casos. Os contatos são: WhatsApp (65) 99207-4318 e 0800-647-7755.

“Apesar de estarem em situação de rua, isso não significa que não possam ser tutores de animais. O que importa é o cuidado, e isso está sendo feito com responsabilidade e amor”, concluiu a veterinária Ana Selmy.

Share this content:

Publicar comentário