

Tomografia e eletrocardiograma na UPA Leblon voltam a funcionar em até 7 dias com atendimento 24 horas
Cuiabá (MT) – 22 de julho de 2025
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá anunciou que, no prazo de até 7 dias, os serviços de tomografia e eletrocardiograma serão totalmente retomados na UPA Leblon, agora com atendimento 24 horas por dia. A mudança acontece após a substituição da empresa responsável pelos exames de imagem, anteriormente realizados pela One Laudos.
Durante o período de transição, a Prefeitura garantiu a continuidade da assistência aos pacientes, que estão sendo atendidos normalmente no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e no Hospital e Pronto-Socorro Municipal (HPSM).
Segundo o secretário adjunto de Atenção Secundária, Israel Paniago, a troca de prestadora foi necessária após a notificação repentina da antiga empresa, que suspendeu os serviços no dia 18 de julho, sem aviso prévio adequado.


“Agimos rapidamente, mobilizamos o HMC e o antigo Pronto-Socorro para manter os atendimentos e já iniciamos a contratação emergencial de uma nova empresa. O tomógrafo já está em Cuiabá e a previsão de retomada é de até sete dias”, afirmou Paniago.
Novo modelo garante economia e atendimento ampliado
A nova empresa contratada — que já atuava na rede municipal com exames de raio-x — assumirá agora os exames de tomografia e eletrocardiograma, com custos 40% menores e funcionamento integral. Antes, os serviços eram limitados ao horário comercial, o que obrigava a transferência de pacientes para outras unidades durante a noite.
“Apesar do susto, transformamos o problema em uma solução eficiente e econômica. Agora, teremos atendimento 24 horas por dia, com agilidade nos diagnósticos e menos burocracia para os pacientes em situação de emergência”, destacou Raiza Boabaid, secretária adjunta de Finanças e Planejamento.
Ainda segundo a gestora, a antiga empresa havia se comprometido a ampliar o horário de atendimento, inclusive para ajudar na cobertura do Hospital São Benedito, que também passa por troca de prestador. No entanto, a suspensão inesperada dos serviços gerou instabilidade.
“Mesmo diante dessa quebra de compromisso, conseguimos garantir o atendimento com apoio das demais unidades e, agora, vamos oferecer um serviço melhor e mais econômico para os cuiabanos”, concluiu.
Atendimento emergencial e novo processo licitatório
Inicialmente, o novo serviço funcionará em regime indenizatório, até que o processo licitatório definitivo — já em andamento — seja finalizado, o que deve ocorrer até o final do ano. A Prefeitura avalia tornar permanente o atendimento 24 horas nas UPAs, caso haja viabilidade técnica comprovada.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o compromisso com a qualidade dos serviços públicos, mesmo diante de imprevistos, e destaca que a resposta rápida demonstra a responsabilidade e a capacidade de gestão da administração municipal.
📲 Acompanhe esta e outras notícias no site:
🌐 www.destaquecuiaba.com.br
Siga, curta e compartilhe nas nossas redes sociais:
📸 Instagram
🎥 YouTube
🎵 TikTok
📱 Kwai
📘 Facebook
👉 Clique para entrar no nosso Grupo de WhatsApp
Publicar comentário