

Roubo de veículos cai 87% em Mato Grosso com ações do programa Tolerância Zero


Mato Grosso registrou uma queda de 87% nos casos de roubo de veículos nos últimos dez anos, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). A comparação é entre os primeiros seis meses de 2015 e o mesmo período de 2025, e reflete os efeitos do programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, lançado pelo Governo do Estado.
De acordo com dados do Observatório de Segurança Pública (OBS), os registros caíram de 1.948 para apenas 246 ocorrências no período analisado. O índice de furto de veículos também apresentou queda expressiva de 53%, passando de 1.817 furtos em 2015 para 863 em 2025 — ou seja, 954 veículos a menos.
Na comparação entre 2019 e 2025, os dados reforçam a tendência de queda. O número de furtos caiu de 1.074 para 246 no primeiro semestre deste ano, o que representa uma redução de 77%.
Para o secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, os números são resultado dos investimentos realizados desde o início da gestão Mauro Mendes. “Nossos valorosos policiais civis e militares estão empenhados no enfrentamento às facções criminosas. Os investimentos em segurança pública têm refletido na redução dos índices criminais e no aumento da sensação de segurança da população”, afirmou.
Roveri também destacou o impacto do Tolerância Zero, programa lançado em novembro de 2024. Além de reforçar o policiamento ostensivo e ações dentro dos presídios, o programa criou o canal Disque Extorsão, por meio do número 181, garantindo sigilo absoluto ao denunciante.
Dentro da estrutura do programa, o Governo também promoveu o desmembramento dos sistemas Prisional e Socioeducativo, que passaram a compor a nova Secretaria de Justiça (Sejus), ampliando a eficiência no controle e monitoramento das unidades.
📲 Acompanhe esta e outras notícias no site:
🌐 www.destaquecuiaba.com.br
Siga, curta e compartilhe nas nossas redes sociais:
📸 Instagram
🎥 YouTube
🎵 TikTok
📱 Kwai
📘 Facebook
👉 Clique para entrar no nosso Grupo de WhatsApp.
Publicar comentário