Privatização de escolas municipais ainda está em fase de estudo, afirma secretário em Cuiabá
Cuiabá (MT), 04 de setembro de 2025 — A proposta de privatização da gestão das escolas municipais segue em estágio inicial de estudo, segundo o secretário de Educação, Amauri Monge. A declaração foi dada nesta quinta-feira (4), após coletiva do prefeito Abílio Brunini (PL), que anunciou a fusão das secretarias de Educação, Esporte e Cultura.
Segundo o secretário, os estudos analisam apenas a terceirização de serviços administrativos, sem impactar o trabalho pedagógico dentro das salas de aula. “Nós estamos ainda fazendo os estudos para verificar a possibilidade e como que seria feita”, disse Monge, sem detalhar modelo, unidades afetadas ou prazos.
O prefeito Abílio Brunini já havia manifestado desejo de transferir a gestão administrativa das escolas para a iniciativa privada, devolvendo os diretores às funções docentes.
A proposta gerou críticas do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep-MT), que considerou a ideia “anticonstitucional”. O presidente do sindicato, Henrique Lopes, alertou: “Quem quer mexer com a educação privada que abra uma escola. O privado visa lucro, e a administração pública não pode repassar políticas públicas para a iniciativa privada”.
📲 Acompanhe esta e outras notícias no site:
🌐 www.destaquecuiaba.com.br
Siga, curta e compartilhe nas nossas redes sociais:
📸 Instagram
🎥 YouTube
🎵 TikTok
📱 Kwai
📘 Facebook
👉 Clique para entrar no nosso Grupo de WhatsApp.



Publicar comentário