

PM de Mato Grosso homenageia unidades por destaque no combate ao crime durante o Programa Tolerância Zero
Cuiabá (MT) – 22 de julho de 2025
A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na manhã desta terça-feira (22), uma solenidade para homenagear unidades e policiais que se destacaram no primeiro semestre do Programa Tolerância Zero, iniciativa do Governo do Estado que tem como foco o combate firme à criminalidade. Durante a cerimônia, foram entregues honrarias a comandos regionais que apresentaram melhores índices de produtividade e redução de crimes em todo o estado.
O evento foi marcado ainda pela entrega de 128 fuzis, cinco metralhadoras e outros equipamentos à corporação, somando um investimento de R$ 6 milhões. O governador Mauro Mendes participou da solenidade e elogiou a atuação dos policiais, além de anunciar que, a partir de 2026, haverá premiação financeira por desempenho.
“Vamos premiar com dinheiro quem tiver os melhores índices de redução de crimes. Parabéns a todos os policiais militares pelo excelente trabalho”, afirmou o governador.



Unidades de destaque
A Polícia Militar reconheceu os comandos regionais que se destacaram em diferentes categorias, entre elas: apreensão de drogas e armas, redução de homicídios, cumprimento de mandados de prisão, elaboração de TCO e recuperação de veículos.
Principais ocorrências destaque:
🥇 1º lugar – 8º Comando Regional (Juína)
Apreensão histórica de 1,5 tonelada de cocaína, em fevereiro, no município de Juruena. A operação contou com apoio do Gefron, Polícia Federal e Bope. Esta foi a maior apreensão da história da PMMT.
🥈 2º lugar – 10º Comando Regional (Vila Rica)
Ocorrência em Confresa que resultou na morte de três criminosos, incluindo o assaltante de bancos mais procurado do país, além da apreensão de armas e R$ 300 mil em dinheiro.
🥉 3º lugar – 6º Comando Regional (Cáceres)
Ação que prendeu oito integrantes de facção criminosa e apreendeu quatro armas de fogo, após uma série de homicídios. As buscas duraram 96 horas.
Destaques por categoria:
- 5º CR (Barra do Garças): maior redução de homicídios no Estado.
- 2º CR (Várzea Grande): maior número de prisões de foragidos.
- 13º CR (Água Boa): maior elaboração de TCOs e conduções de autores.
- 3º CR (Sinop): maior número de veículos recuperados e armas apreendidas.
O comandante-geral da PMMT, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, celebrou os 190 anos da corporação destacando o compromisso com a segurança pública e os investimentos do Governo do Estado:
“Estamos vendo resultados sólidos, como a redução de homicídios em 30%, de roubos em 40%, e zero roubos a instituições financeiras neste primeiro semestre”, enfatizou.
Balanço do programa Tolerância Zero
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), o programa já soma:
- 13,4 toneladas de drogas apreendidas
- 2.106 prisões por tráfico de drogas (alta de 27,3%)
- 1.860 prisões de foragidos da Justiça (alta de 28,5%)
- 6.369 prisões em flagrante (alta de 8,6%)
- 791 armas e simulacros apreendidos
- 501 veículos recuperados
A solenidade também contou com a presença do vice-governador Otaviano Pivetta, da senadora Margareth Buzetti, do deputado Elizeu Nascimento e de secretários de Estado e autoridades da segurança pública.
📲 Acompanhe esta e outras notícias no site:
🌐 www.destaquecuiaba.com.br
Siga, curta e compartilhe nas nossas redes sociais:
📸 Instagram
🎥 YouTube
🎵 TikTok
📱 Kwai
📘 Facebook
👉 Clique para entrar no nosso Grupo de WhatsApp
Publicar comentário