×

Corpo de Bombeiros extingue dois incêndios florestais e combate 24 em Mato Grosso nesta segunda-feira

Corpo de Bombeiros extingue dois incêndios florestais e combate 24 em Mato Grosso nesta segunda-feira


Cuiabá – O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu dois incêndios florestais e mantém controlados outros 12 focos ativos nas últimas 24 horas. As equipes continuam, nesta segunda-feira (25), atuando diretamente no combate a 24 incêndios florestais em diferentes regiões do estado.

Os incêndios extintos foram registrados em propriedades nos municípios de Gaúcha do Norte e Paranatinga. Já os focos controlados, que não apresentam risco de propagação, estão localizados em Cláudia (quatro focos monitorados, incluindo o Assentamento 12 de Outubro), Alto Paraguai (dois focos), além de registros em Ipiranga do Norte, Santa Carmem, Sinop, Nova Maringá, Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade.

As frentes de combate também avançam em áreas críticas como Rosário Oeste, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Feliz Natal, Diamantino, Barra do Garças, Confresa, Vila Rica, Novo Mundo, Paranaíta, Itaúba, Colíder, Guarantã do Norte, Nova Canaã do Norte e Alta Floresta, além de pontos no Assentamento Passa Vinte, em General Carneiro, e em Terra Nova do Norte, que concentra três focos ativos.

As operações contam com o apoio de máquinas pesadas, caminhões-pipa, quatro aeronaves e um helicóptero, além da atuação integrada da Defesa Civil do Estado, Ciopaer e Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM).

Monitoramento de focos de calor

Atualmente, o CBMMT monitora 67 focos de calor ativos em Mato Grosso, sendo 35 incêndios florestais (nove em terras indígenas) e outros 32 relacionados a queimadas irregulares, fiscalizados pela Operação Infravermelho.

Nas terras indígenas, os focos estão concentrados em áreas de Paranatinga, Gaúcha do Norte, Poxoréu e Nova Nazaré. Nesses casos, a responsabilidade pelo combate é do Governo Federal, uma vez que o Estado não tem autorização para atuar nesses territórios.

Focos de calor

De acordo com o Programa BDQueimadas/Inpe, nas últimas 24 horas foram detectados 215 focos de calor no estado, sendo 154 na Amazônia e 61 no Cerrado.

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça que o uso do fogo está proibido em Mato Grosso durante o período crítico de estiagem:

  • Pantanal: de 1º de junho a 31 de dezembro;
  • Amazônia e Cerrado: de 1º de julho a 30 de novembro.
    Nas áreas urbanas, a prática é proibida durante todo o ano.

A corporação orienta que qualquer indício de incêndio florestal seja denunciado imediatamente pelos números 193 ou 190.


📲 Acompanhe esta e outras notícias no site:
🌐 www.destaquecuiaba.com.br

Siga, curta e compartilhe nas nossas redes sociais:
📸 Instagram
🎥 YouTube
🎵 TikTok
📱 Kwai
📘 Facebook

👉 Clique para entrar no nosso Grupo de WhatsApp.


Share this content:

Publicar comentário