Corpo de Bombeiros combate 41 incêndios florestais neste sábado em Mato Grosso
Cuiabá – O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atuou em 41 incêndios florestais neste sábado (6), em diversas regiões do estado. Nas últimas 24 horas, duas ocorrências foram extintas – em Barra do Garças e na Área de Proteção Ambiental (APA) de Chapada dos Guimarães – e outros cinco focos permanecem controlados, sem risco imediato de propagação.
Os focos monitorados estão em Nossa Senhora do Livramento (2), Cláudia (2) e Rondonópolis (1). Já os combates diretos seguem em municípios como Cuiabá, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Sinop, União do Sul, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Feliz Natal, Torixoréu, General Carneiro, Água Boa, Cáceres, Cotriguaçu, Porto dos Gaúchos, Aripuanã, Colíder, Alta Floresta, Nova Bandeirantes, Nova Ubiratã, entre outros.
Em Santo Antônio de Leverger, Planalto da Serra, Itaúba e Barra do Garças, equipes enfrentam dois focos ativos simultâneos em cada município. Em Barra do Garças, o trabalho se concentra na Serra do Roncador e no Parque Estadual da Serra Azul, com apoio de três aeronaves. Já em Vila Bela da Santíssima Trindade, cinco focos distintos estão em combate.
As operações contam com apoio de caminhões-pipa, máquinas pesadas, helicópteros e aeronaves, além de equipes integradas da Defesa Civil, Polícia Militar, Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Monitoramento e fiscalização
O CBMMT também monitora 98 focos de calor em todo o estado – 88 incêndios florestais e 10 queimadas irregulares. Desses, 17 estão em terras indígenas, como no Parque do Xingu, Terra Indígena Marechal Rondon e Sararé. Nesses casos, o combate cabe ao Governo Federal, uma vez que o Estado não tem autorização para atuar.
As queimadas irregulares estão sendo investigadas pela Operação Infravermelho, que usa imagens de satélite e tecnologia para identificar áreas críticas e responsabilizar infratores.
Balanço do período proibitivo
Desde o início do período proibitivo do fogo em Mato Grosso, já foram extintos 189 focos ativos em 105 municípios. Entre as cidades estão Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Alta Floresta, Cáceres e Vila Rica.
Nas últimas 24 horas, o Inpe registrou 179 focos de calor em Mato Grosso: 97 na Amazônia, 78 no Cerrado e 4 no Pantanal.
Alerta à população
O uso do fogo para manejo e limpeza de áreas está proibido em todo o estado durante este período:
- Pantanal: 1º de junho a 31 de dezembro
- Amazônia e Cerrado: 1º de julho a 30 de novembro
- Áreas urbanas: proibição durante todo o ano
O Corpo de Bombeiros reforça que qualquer indício de incêndio florestal deve ser denunciado imediatamente pelos números 193 (CBMMT) ou 190 (Polícia Militar).
📲 Acompanhe esta e outras notícias no site:
🌐 www.destaquecuiaba.com.br
Siga, curta e compartilhe nas nossas redes sociais:
📸 Instagram
🎥 YouTube
🎵 TikTok
📱 Kwai
📘 Facebook
👉 Clique para entrar no nosso Grupo de WhatsApp.



Publicar comentário