GOVERNO MATO-GROSSENSE AVALIA TROCAR BRT POR BONDE URBANO DIGITAL, TECNOLOGIA CHINESA INÉDITA NA AMÉRICA DO SUL
CUIABÁ (MT) — O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) confirmou que o governo Mauro Mendes (União) estuda substituir o projeto do BRT (Ônibus de Rápido Transporte) pelo Bonde Urbano Digital (BUD) — um novo modal de transporte que utiliza trilhos magnéticos e combina características do BRT e do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
Segundo Pivetta, a visita feita ao Estado do Paraná para conhecer o sistema foi uma determinação direta do governador Mauro Mendes. O BUD, tecnologia chinesa desenvolvida pela CRRC Nanjing Puzhen, será implementado na região metropolitana de Curitiba e é considerado um dos sistemas de transporte mais modernos do mundo.
“Fizemos uma visita muito importante, que abriu novos horizontes. O governador vai anunciar em breve o que será feito, quando for conveniente e decidido”, declarou Pivetta na quarta-feira (15).
O novo modal, também chamado de “trilho virtual”, funciona com uma tecnologia de guiagem magnética, dispensando trilhos físicos. Cada veículo mede 30 metros de comprimento, tem capacidade para até 280 passageiros, é climatizado e alcança velocidade de até 70 km/h.
A adoção dessa alternativa surge como possível resposta às críticas sobre o andamento das obras do BRT, consideradas o “calcanhar de Aquiles” do atual governo.
Anunciado em dezembro de 2020 como substituto do VLT, o BRT foi projetado para resolver o impasse do modal abandonado da Copa do Mundo de 2014, que consumiu mais de R$ 1 bilhão dos cofres públicos e nunca foi concluído. As obras do BRT começaram apenas em janeiro de 2024 e atualmente estão com cerca de 20% de execução.
O projeto atual prevê 46 estações, terminais no CPA e no Coxipó, além da reconstrução do Terminal André Maggi, em Várzea Grande.
De acordo com informações do governo do Paraná, o modelo do Bonde Urbano Digital tem despertado interesse de vários estados e capitais, entre eles Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Cuiabá (MT), que já buscaram detalhes do sistema.
📲 Acompanhe esta e outras notícias no site:
🌐 www.destaquecuiaba.com.br
Siga, curta e compartilhe nas nossas redes sociais:
📸 Instagram
🎥 YouTube
🎵 TikTok
📱 Kwai
📘 Facebook
👉 Clique para entrar no nosso Grupo de WhatsApp.



Publicar comentário