×

Em 35 dias, Polícia Civil prende 484 homens por violência doméstica em Mato Grosso

Em 35 dias, Polícia Civil prende 484 homens por violência doméstica em Mato Grosso


Cuiabá (MT), 04 de setembro de 2025 — A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu 484 homens por violência doméstica e conduziu outros 260 suspeitos às delegacias durante a Operação Shamar, realizada entre 1º de agosto e 4 de setembro em Cuiabá, região metropolitana e interior do Estado.

A operação mobilizou mais de 1.081 policiais civis e teve como objetivo o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio.

Resultados da operação

  • 366 prisões em flagrante
  • 90 prisões preventivas
  • 23 prisões civis por pensão alimentícia
  • 5 prisões temporárias
  • 19 menores apreendidos
  • 1,1 mil diligências policiais realizadas
  • 2 mil vítimas atendidas
  • 60 armas de fogo e 295 munições apreendidas

No período, foram registrados 1.695 boletins de ocorrência com base na Lei Maria da Penha, instaurados 1,4 mil inquéritos policiais e concluídos 831 inquéritos com autoria identificada. Além disso, a Justiça recebeu 1.352 pedidos de medidas protetivas.

Ações educativas

A Polícia Civil também atuou na prevenção com 459 palestras que alcançaram mais de 18 mil pessoas, além de 91 ações de panfletagem envolvendo 9,2 mil cidadãos. No ambiente digital, 82 conteúdos em redes sociais atingiram cerca de 51 mil pessoas.

As atividades ocorreram em Cuiabá, Várzea Grande e municípios do interior, abrangendo escolas, empresas e órgãos públicos.

Declaração

A coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis da Polícia Civil, delegada Mariell Antonini, destacou a importância da ação:

“Esse trabalho reafirma o compromisso da Polícia Civil mato-grossense com a proteção e prevenção dos direitos das mulheres a qualquer tipo de violência, seja direta ou camuflada, em suas vertentes física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.”

Operação nacional

A Operação Shamar ocorre em todo o país no mês de agosto, em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência doméstica. O termo “Shamar”, de origem hebraica, significa cuidar, proteger e vigiar.


📲 Acompanhe esta e outras notícias no site:
🌐 www.destaquecuiaba.com.br

Siga, curta e compartilhe nas nossas redes sociais:
📸 Instagram
🎥 YouTube
🎵 TikTok
📱 Kwai
📘 Facebook

👉 Clique para entrar no nosso Grupo de WhatsApp.


Share this content:

Publicar comentário