×

Bombeiros extinguem três incêndios florestais e combatem quatro focos ativos em Mato Grosso neste sábado (9)

Bombeiros extinguem três incêndios florestais e combatem quatro focos ativos em Mato Grosso neste sábado (9)

Cuiabá – MT – O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu, nas últimas 24 horas, três incêndios florestais e segue atuando no combate a outros quatro focos ativos neste sábado (9), em diferentes regiões do estado.

Os incêndios controlados ocorreram em propriedades nos municípios de Alto Paraguai, Jauru e na região do Fião, no Pantanal mato-grossense, em Poconé. No Pantanal, o fogo foi controlado com o apoio de três equipes, graças à rápida resposta proporcionada pela Sala de Situação Descentralizada instalada no município.

As equipes continuam combatendo um incêndio em fazenda às margens da MT-326, em Cocalinho, iniciado na quinta-feira (7). A operação conta com maquinário, caminhão-pipa e uso de cerca de 20 mil litros de água para conter as chamas.

Além disso, o CBMMT atua no combate a queimadas irregulares nos municípios de Maringá, União do Sul e Itaúba, com equipes trabalhando de forma ininterrupta para preservar propriedades rurais e vidas.

Fiscalização e monitoramento

Atualmente, o Corpo de Bombeiros monitora 18 focos de calor ativos no estado, sendo oito classificados como incêndios em terras indígenas, onde a atuação cabe a órgãos federais. Os demais nove focos são queimadas irregulares em diversas regiões.

As ocorrências em terras indígenas estão distribuídas nas terras Zoró (Rondolândia), Areões (Nova Nazaré), Parabubure (Campinápolis), Marãiwatsédé (São Félix do Araguaia) e Capoto/Jarina (Peixoto de Azevedo). Até o momento, o CBMMT não foi acionado para atuar nessas áreas.

A fiscalização das queimadas irregulares ocorre no âmbito da Operação Infravermelho, que monitora com imagens de satélite e tecnologias da Sala de Situação Central no Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá.

Nas últimas 24 horas, Mato Grosso registrou 51 focos de calor, sendo 37 na Amazônia e 14 no Cerrado, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça que o uso do fogo para limpeza e manejo está proibido no Pantanal de 1º de junho a 31 de dezembro, e na Amazônia e Cerrado de 1º de julho a 30 de novembro. Nas áreas urbanas, a proibição vale o ano todo.

Denúncias podem ser feitas imediatamente pelos telefones 193 ou 190 ao perceber qualquer indício de incêndio florestal.

📲 Acompanhe esta e outras notícias no site:
🌐 www.destaquecuiaba.com.br

Siga, curta e compartilhe nas nossas redes sociais:
📸 Instagram
🎥 YouTube
🎵 TikTok
📱 Kwai
📘 Facebook

👉 Clique para entrar no nosso Grupo de WhatsApp.

Share this content:

Publicar comentário