

MT: Patrulha Maria da Penha atendeu quase 3 mil mulheres vítimas de violência no primeiro semestre de 2025
Cuiabá – A Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar de Mato Grosso, atendeu 2.970 mulheres vítimas de violência doméstica nos seis primeiros meses de 2025. O programa, ativo em 98 dos 142 municípios do estado, atua com 41 núcleos distribuídos entre os 15 Comandos Regionais.



Criado em 2019, o projeto tem como missão romper ciclos de violência, promovendo a proteção das vítimas, responsabilização dos agressores e o resgate da dignidade e sensação de segurança das mulheres.
De acordo com a tenente-coronel Ludmila Eickhoff, coordenadora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PMMT, a atuação da patrulha é essencial no combate à violência doméstica, com resultados diretos na prevenção e na redução da reincidência.
No primeiro semestre de 2025, o programa registrou:
- 4.008 medidas protetivas decretadas pela Justiça;
- 346 casos de descumprimento dessas medidas;
- 124 prisões em flagrante por violência doméstica;
- 5.524 visitas solidárias às vítimas;
- 642 visitas aos autores para orientação e acompanhamento.
Mesmo com o avanço da atuação, houve um caso de feminicídio entre as assistidas.
Fortalecimento com o SER Família Mulher
Na última semana, a primeira-dama Virgínia Mendes assinou um Termo de Cooperação Técnica que garante o pagamento de horas extras a policiais civis, militares e bombeiros que atuam nas ações do programa SER Família Mulher, que dá suporte social, psicológico e financeiro a mulheres em situação de violência.
“O atendimento integrado da segurança pública é fundamental. Precisamos que todas as instituições estejam em sintonia para mudar essa realidade”, destacou Virgínia.
Segundo o comandante-geral da PM, coronel Cláudio Fernando Tinoco, os resultados positivos do programa são fruto do trabalho ostensivo e preventivo da corporação, somado aos investimentos do Governo do Estado.
Desde sua criação, o programa já recebeu mais de R$ 2,3 milhões em investimentos, com aquisição de viaturas, equipamentos tecnológicos e reforma de estruturas voltadas ao acolhimento das vítimas.
📲 Acompanhe esta e outras notícias no site:
🌐 www.destaquecuiaba.com.br
Siga, curta e compartilhe nas nossas redes sociais:
📸 Instagram
🎥 YouTube
🎵 TikTok
📱 Kwai
📘 Facebook
👉 Clique para entrar no nosso Grupo de WhatsApp.
Publicar comentário