

Bombeiros prendem homem em flagrante por atear fogo em área urbana de Paranatinga

Na noite de quarta-feira (9), uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) prendeu em flagrante um homem que ateava fogo em um terreno urbano no município de Paranatinga, a 375 km de Cuiabá. A ação ocorreu enquanto os bombeiros combatiam um incêndio em vegetação na área urbana da cidade.
Por volta das 18h, os militares identificaram um novo foco de incêndio a cerca de 200 metros do local onde atuavam. Ao se aproximar, flagraram o suspeito iniciando o fogo intencionalmente no quarteirão ao lado. O homem foi detido e encaminhado à delegacia pela Polícia Militar para os procedimentos legais. As chamas dos dois focos foram controladas e extintas pela equipe dos bombeiros.
O Governo do Estado reforça seu compromisso com a política de tolerância zero contra crimes ambientais por meio da atuação conjunta das forças de segurança.
Proibição do uso do fogo em Mato Grosso
O estado está atualmente em período proibitivo para o uso do fogo, conforme o Decreto nº 1.403/2025. A limpeza ou manejo por meio de fogo está proibida no bioma Pantanal entre 1º de junho e 31 de dezembro; nos biomas Amazônia e Cerrado, de 1º de julho a 30 de novembro. Em áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.
A prática de provocar incêndios em áreas de vegetação configura crime ambiental. A Lei nº 9.605/1998 prevê pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa, para quem provocar incêndio em mata ou floresta. O Código Penal estabelece punições de três a seis anos de reclusão, com multa, para casos que coloquem em risco a vida ou patrimônio de terceiros.
📲 Acompanhe esta e outras notícias no site:
🌐 www.destaquecuiaba.com.br
Siga, curta e compartilhe nas nossas redes sociais:
📸 Instagram: @destaquecuiaba
🎥 YouTube: @destaquecuiaba
🎵 TikTok: @destaquecuiaba
📱 Kwai: @destaquecuiaba
📘 Facebook: @destaquecuiaba
👉 Clique para entrar no nosso Grupo de Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/HlGYQRo1EFVIGvQPnXcSLM
Publicar comentário