×

‘UPAs vazias na sexta e lotadas na segunda’, aponta Abilio ao criticar superlotação nas unidades de saúde

‘UPAs vazias na sexta e lotadas na segunda’, aponta Abilio ao criticar superlotação nas unidades de saúde

Prefeito de Cuiabá atribui sobrecarga no sistema de saúde à busca excessiva por atestados médicos no início da semana.

image-30 ‘UPAs vazias na sexta e lotadas na segunda’, aponta Abilio ao criticar superlotação nas unidades de saúde

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), divulgou um vídeo em suas redes sociais na tarde desta sexta-feira (23) para discutir a pressão sobre o sistema de saúde municipal. No registro, Brunini exibiu a UPA do Leblon com baixa movimentação de pacientes, contrastando com a lotação frequente em outros dias, e atribuiu parte do problema à busca por atestados médicos, que, segundo ele, prejudica o atendimento àqueles que realmente necessitam de cuidados.

Para embasar sua afirmação, o prefeito apresentou um gráfico com os números de atendimento na UPA Jardim Leblon durante o mês de maio. Ele destacou um padrão recorrente: picos de procura às segundas-feiras e uma queda expressiva às sextas. “Você vai perceber, ó, as UPAs e policlínicas na sexta-feira estão praticamente vazias. Mas aposte comigo, segunda-feira vai estar tudo lotado”, declarou Brunini, apontando que muitos desses atendimentos no início da semana teriam como “única finalidade pedir atestado”.

Abilio Brunini ressaltou que não culpa toda a população pela lotação, mas sim o impacto desproporcional causado pela busca por justificativas laborais. “Quando você tem praticamente 4 para 1 a proporção de pessoas que vão buscar atestado e pessoas que vão buscar atendimento, aí você tem todo um tumulto”, explicou.

O prefeito concluiu apelando por uma mudança de comportamento, afirmando que a prática atual “está prejudicando aquelas pessoas que realmente precisam do atendimento com finalidades que não correspondem à boa conduta do trabalhador”.

FONTE:

image-31 ‘UPAs vazias na sexta e lotadas na segunda’, aponta Abilio ao criticar superlotação nas unidades de saúde

Share this content:

Publicar comentário